terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ciclone leva Austrália a retirar moradores de cidades costeiras

Ciclone leva Austrália a retirar moradores de cidades costeiras 
01 de fevereiro de 2011 - do site Terra



Imagem de satélite mostra o ciclone Yasi se aproximando da costa da Austrália. Foto: Reuters Imagem de satélite mostra o ciclone Yasi se aproximando da costa da Austrália


A Austrália retirou milhares de pessoas de sua costa nordeste nesta terça-feira diante da aproximação de um ciclone comparável ao furacão Katrina, que destruiu áreas dos Estados Unidos em 2005.
As autoridades esvaziaram cidades turísticas e comunidades rurais e disseram que o ciclone poderia ameaçar até mesmo regiões no interior que foram devastadas por inundações no mês passado.
Minas, ferrovias e portos de escoamento de carvão foram fechados no Estado de Queensland à medida que o ciclone Yasi se aproximava da costa. Cerca de um terço da safra de açúcar do país também está em situação de risco, segundo autoridades.
"Esta tempestade é enorme e uma ameaça à vida", disse a primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, alertando que o ciclone estava ganhando força e velocidade em sua trajetória no mar. A previsão é que ventos com força destruidora atinjam a região na quinta-feira de manhã.
O ciclone Yasi deve provocar ventos de até 280 km por hora quando atingir a costa nordeste do Estado de Queensland, que tem clima tropical, e equiparar-se à força do furacão Katrina.

Veja animação no link:
http://www.bom.gov.au/products/IDE00902.loop.shtml



 


Outro ciclone atingiu a costa Anthony, com ventos chegando a 80 mph, mas se enfraqueceu rapidamente, deixando de Queensland, sem grandes danos.



0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails