domingo, 2 de janeiro de 2011

Terremoto de 7,1 graus Richter atinge o sul do Chile


Imagem do USGS mostra a região chilena atingida por terremoto de 7,1 graus de intensidade

 . Foto: USGS/Reprodução Imagem do USGS mostra a região chilena atingida por terremoto de 7,1 graus de intensidade
Foto: USGS/Reprodução
     
     
Um forte terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingiu o centro-sul do Chile neste domingo, sem que até o momento as autoridades tenham informado a existência de vítimas ou danos materiais.
De acordo com informações preliminares do Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) o terremoto foi registrado às 17h20 (horário local) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, na costa da região de Araucanía, a 96 km ao noroeste de Temuco e a 16,9 km de profundidade. O local fica a a 595 km de Santiago.
Foram relatados cortes nas transmissões de energia e telefonia, principalmente na região de Araucanía. Segundo o Escritório Nacional de Emergências (ONEMI) o terremoto foi sentido com mais intensidade nas regiões de Bío Bío, Laja, San Rosendo, Chiguayante, Concepción, San Pedro de la Paz e Talcahuano.
Minutos após o terremoto, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada de Chile descartou o perigo de tsunami. O terremoto teve duração de 1min30s e começou às 17h20 (18h20 no horário de Brasília), diz o site da CNN do Chile.
"Terremotos dessa magnitude às vezes geram tsunamis locais que podem ser destrutivos ao longo das costas", afirma comunicado do Tsunami Center.
A situação causou grande desconforto na região sul do país, especialmente entre aqueles que estavam em áreas costeiras. Após às 18h (hora local), habitantes de cidades como Concepción seguiam percebendo réplicas de menor intensidade.
Em fevereiro de 2010 um terremoto de magnitude 8,8 provocou um enorme tsunami que devastou as cidades costeiras, matou centenas de pessoas e danificou infra-estruturas em grande parte da região centro-sul do Chile.
O Chile, maior produtor mundial de cobre, teve enormes gastos para reconstruir as cidades devastadas pelo terremoto de fevereiro.
Com informações das agências internacionais. 

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4870099-EI8140,00-Terremoto+de+graus+Richter+atinge+o+sul+do+Chile.html 

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails