Na tradição budista, um bodisatva é um ser dedicado ao despertar universal, a trazer compaixão e sabedoria para todos os seres vivos, leve o tempo que levar. É o que se expressa na promessa de não entrar no domínio do Nirvana antes que a última folha de grama possa entrar também.Jack Kornfield (EUA, 1945 ~)
Antes de cada meditação, praticantes do mundo inteiro repetem os votos de bodisatva, para ter sempre em mente essa intenção. Os votos começam assim: “Os seres vivos são em número infinito; prometo servir até que todos estejam libertados. A ignorância e a ganância são ilimitadas; prometo transformá-las e erradicá-las totalmente”.
A promessa de proporcionar despertar e compaixão a inúmeros seres através dos éons é uma tarefa esmagadora. Os alunos que fazem esses votos têm que refletir sobre seu significado, descobrir como vivê-los. Será que o eu, este “pequeno eu”, vai ter que percorrer o universo salvando todos os seres? Como medir o sucesso? Como começar?
É simples: os votos de bodisatva não se referem a uma realização, mas a uma direção, a um rumo da intenção. Sejam quais forem as circunstâncias — nascimento ou morte, alegria ou tristeza — meu corpo, minha fala e minha mente seguem a direção da compaixão e do despertar. A cada momento, vou plantar sementes de bondade e libertação para mim e para todos os seres vivos.
http://samsara.blog.br/
0 comentários:
Postar um comentário